Um dos maiores centros econômicos e culturais da América do Sul, a Cidade do Rio de Janeiro está localizada no coração da Região Sudeste. Metrópole cosmopolita, mundialmente conhecida por sua beleza e por seus recursos naturais, a Cidade proporciona aos seus habitantes e visitantes uma harmoniosa e agradável ambiência para o lazer e o trabalho, que aliada à sua infraestrutura, faz do Rio um importante centro de comércio e serviços, contando ainda com uma indústria moderna e diversificada. Ocupando uma área de 1.261 Km² de extensão a Cidade do Rio de Janeiro tem reconhecida, como uma de suas maiores virtudes, o carinho e a hospitalidade com que seu povo acolhe seus visitantes.

Algumas das mais belas e famosas praias do mundo estão no Rio de Janeiro. Para tirar fotos ou tomar uma água de coco apreciando a vista do Morro da Urca, as paradas são o Aterro do Flamengo e a Enseada do Botafogo. Seguindo a orla sul, chegamos ao Leme e a Copacabana, com seu extenso e movimentado calçadão.

Difícil escrever sobre o Rio de Janeiro sem ser redundante. O Rio de Janeiro continua lindo. Além das belezas naturais evidentes, a cidade merece destaque em outro aspecto: sua gente. O carioca é um povo diferente. O Rio de Janeiro tem bom humor e você se sente em casa assim que pisa na terra abençoada pelo Cristo Redentor. O Rio está entre as cidades brasileiras com maior variedade de lugares e programas, sem falar do Carnaval, que é um dos principais marcos nacionais

Pontos de Interesse

Corcovado

Eleito uma das novas Sete Maravilhas do Mundo, a estátua do Cristo Redentor é um dos principais pontos turísticos do Rio. Aos pés da maior e mais famosa escultura art déco do planeta, um mirante oferece a todos uma fantástica vista de diversos pontos da Cidade Maravilhosa.

O acesso à estátua, originalmente apenas através de uma escadaria de 220 degraus, agora também pode ser feito através de elevadores panorâmicos e escadas rolantes.

O Trem do Corcovado é a melhor forma de se chegar ao Cristo, pois o trajeto em si já é um espetáculo. 

Pão de açúcar

Marca registrada do Rio de Janeiro, o morro do Pão de Açúcar é um bloco único de rocha proveniente do granito, em vegetação em sua quase totalidade, e que tem mais de 600 milhões de anos de idade.

Dois sistemas teleféricos independentes, de grande porte, com dois bondinhos em cada linha, circulam no Pão de Açúcar. O sistema pode transportar até 1.360 passageiros por hora.

Os bondinhos – os únicos no mundo com as faces laterais totalmente transparentes – rolam ao longo de dois cabos-trilhos de aço, com 50mm de diâmetro cada, constituídos por 92 fios de aço enrolados.

Vista Chinesa

Na lista de pontos turísticos mais visitados da cidade maravilhosa, o Pagode da Vista Chinesa é dono de uma das melhores vistas panorâmicas do Rio, de onde é possível ver o Cristo, a Lagoa, o Pão de Açúcar e as praias da Zona Sul.

Erguido em 1903 em homenagem aos chineses que vieram ao Rio em meados do século 19 para cultivar o chá, o monumento apresenta a estrutura de um templo e é repleto de ornamentos e detalhes.

Localizada na Floresta da Tijuca, no Parque Nacional da Tijuca, a Vista Chinesa atrai turistas e cariocas o ano todo. O local é uma ótima opção de passeio nos finais de semana ensolarados para os que gostam de apreciar a natureza ou fazer trilhas.

Floresta da Tijuca

Maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca dispõe de áreas de lazer com trilhas e espaços para a prática de esportes, ciclismo, corrida e montanhismo. É a área de conservação federal mais visitada do país, com uma média de 2 milhões de visitantes por ano.

Algumas de suas trilhas são circulares, permitindo que o caminhante percorra grandes extensões no interior do parque e termine no mesmo ponto, com segurança.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é conhecido como museu vivo. Reúne mais de oito mil espécies vegetais distribuídas em uma área de 54 hectares.

Foi criado em 1808 por D. João VI e é considerado um dos mais importantes do mundo. Também se encontram aqui diversos monumentos de valor histórico, artísticos e arqueológico, além da mais completa biblioteca especializada em Botânica no país, com mais de 32 mil volumes.

Catedral Metropolitana de São Sebastião

Localizada no centro do Rio, a catedral tem 75m de altura, podendo abrigar mais de 20.000 pessoas em pé.

Seu pórtico principal, também chamado de “Porta da Fé”, pesa cerca de oito toneladas e é decorado por 48 painéis de bronze em alto-relevo, representando o Credo do Povo de Deus, do Papa Paulo VI.

Santa Teresa

Passear pelas ruas deste bairro é conhecer um pouco do rio antigo, onde o tradicional fazia parte do cotidiano. Localizado no alto de uma colina, santa Teresa tem inúmeras opções de lazer e cultura, abrigando ateliês de muitos artistas plásticos e ótimos restaurantes.

Marina da Glória

A Marina dispõe de serviços de passeio de barcos pela Baía de Guanabara. No local, o visitante encontra bar, restaurantes e um centro comercial que oferece produtos náuticos e outros serviços.

Parque Lage

São 348 mil m² de floresta nativa da Mata Atlântica, nas encostas do Maciço do Corcovado.

No Parque funciona a Escola de Artes Visuais, com biblioteca e auditório com capacidade para 150 pessoas.

Mirante Dona Marta

Um dos pontos mais visitados no Rio de Janeiro, o mirante situado no alto do Morro Dona Marta oferece uma vista quase que completa da cidade.

X